Sunday 28 March 2010

Bem por onde comecar...super importante durante sua faculdade fazer algum tipo de estagio aqui na Inglaterra - algum tipo de elective ou clinical attachment - voces podem achar informacoes na website do hospital e fazer a inscricao ou tentar entrar em contato com os consultants por email e explicar que vc tem vontade de fazer sua residencia medica aqui e quer ampliar seu conhecimento da medicina aqui do reino unido, como o NHS( sus ai do brasil) funciona.... Quando eu fiz eu mandei alguns emails para diferentes consultants (medico senior) e consegui fazer todo o processo diretamente com eles. Eu fiz em dois diferentes hospitais (St mary's e St george's em londres)


Uniao Europeia...super complicado eu nao sei muito como funciona...mais caso vc tenha o passaporte europeu nao precisa fazer nehuma prova..vc apenas tem que entregar todos os documentos necessarios e dentro de duas semana voce tera o seu GMC (CRM ai do Brasil) e pronto para exercer a medicina aqui!
Caso vc nao tenha o passaporte sua vida sera um pouco mais dificil...mais nao impossivel. Comece lendo essa pagina na internet dai vc ira conseguir entender um pouco do processo.
http://www.gmc-uk.org/doctors/before_you_apply/imgs.asp
Basicamente o que vc precisa:
*Sua universidade dve estar contar na WHO (OMS) que e representada pela universidade de copenhagen - a lista e chamada avicenna directory , vcs podem checar na website abaixo: http://avicenna.ku.dk/database/medicine/
* Vc precisa fazer uma prova de ingles chamada IELTS (particularmente eu achei um saco!!!) custa £100 ( R$ 450) - vc precisa ter uma nota total de 7(overall) e 7 para a prova oral e o restante (listening, reading and writing) vc precisa tirar 6.
* Vc precisa ter um tempo de experiencia pre ou after sua graduacao de no minimo 12 meses ( o que basicmante e o nosso internato!!!)
* E finalmente a prova de validacao que e chamada PLAB - essa prova e dividida em duas etapas ( PLAB 1 - multipla escolha(sao 200 questoes e a media para passar e de 130 questoes) basicamente igual a nossa prova de residencia ai do brasil- http://www.gmc-uk.org/doctors/plab/advice_part1.asp. A segunda parte consta de uma prova oral(PLAB 2) onde vc tem que fazer procedimentos como sutura, venopuncao, CPR..., sao 14 estacoes e vc tem que fazer o basico para poder passar. http://www.gmc-uk.org/doctors/plab/advice_part2.asp
*Depois vc entrega os documentos necessarios para conseguir o seu registro - que sera full registration ja que nos temos ai no brasil esse pre graduate internship de 1 ano (nosso internato) caso o medico nao tenha essa experiencia vc tem que aplicar para provisional registration.
Tudo o que eu expliquei aqui...vc podem seguir o link abaixo dai vcs terao uma idea melhor.
http://www.gmc-uk.org/doctors/registration_applications/img_nationals.asp



================================================================================

Residencia medica:


O processo de residencia medica aqui e bem diferente do nosso ai do Brasil ( muito mais longo) funciona de seguinte forma:

Depois que vc acaba a faculdade vc tem que aplicar para o fundation programme http://www.foundationprogramme.nhs.uk/pages/home

O foundation programme e dividido em dois anos nao ha prova mais vc tem que preencher um monte de criterios. Os medicos que tem algum tipo de experiencia pre os pos graduado pode aplicar full license e portanto nao sera qualificado para fazer os dois anos(FY1 e FY2 - nos precisamos fazer apenas o FY2). Vc tera que aplicar para os postos chamados FY2 stand alone ( que sao os postos que sobraram ou alguem desistiu ou esta fazendo oversea). Nao e facil conseguir uma vaga mais tendo alguma experiencia aqui...um bom ingles...e um bom portfolio ( eu vou explicar isso em outro post) nao sera impossivel conseguir isso! Posteriormente vc aplica para core training que geralmente sao dois anos e entao o sonhado specialty training..essa e a unica forma de vc um dia se tornar consultant. Algumas pessoas conseguem trabalhar como consultant aqui sem ter feito o trainee na inglaterra...mais e muito muito raro e vc tem que publicar uns 30 artigos por mes :)

http://www.mmc.nhs.uk/ esse site explica como e o processo de residencia...vale a pena dar uma olhada!



===============================================================================


CLINICAL ATTACHMENT


Muito importante caso vc esteja considerando sua vida profissional aqui na terra da Rainha! tudo aqui e baseado na experiencia que vc tem com o NHS e plus vc vai precisar de referencias para poder aplicar. Caso vc decida fazer durante sua faculdade vc podera aplicar para um elective o que depende, alguns hospitais vc tera que pagar um taxa e outro vc apenas tem que contactar o chefe do departamento e mostrar algum interesse em passar um mes naquela especialidade. Caso vc decida fazer depois de formada e chamado clinical attachment e basicamente um observeship post. Quando eu fiz eu entrei em contato com o chefe do departmanto do hospital chamado st marys hospital e consegui passar dois meses durante minhas ferias! depois eu fiz meu eletivo rotatorio opcional no st george's hospital por 4 meses, tambem em londres. Vale a pena dar uma olhada nos sites abaixo para ter uma ideia porem e fundamental mandar um email para o consultant( que geralmente vc consegue atraves do website do hospital) e entrar em contato explicando que vc tem planos de fazer a residencia aqui e seria um prazer passar um 1 mes rodando no departamento...tirando que vc vai melhorar muito o seu ingles!!!


http://www1.imperial.ac.uk/medicine/teaching/undergraduate/incomingelectives/

http://www.sgul.ac.uk/

http://www.medschl.cam.ac.uk/education/elective/

http://www.medsci.ox.ac.uk/study/electives

http://www.bartsandthelondon.nhs.uk/workforus/elective_programme.asp?tv=1

http://www.wxmec.org.uk/Clinical%20Attachments.htm

http://www.smd.qmul.ac.uk/undergraduate/electives/

http://www.ldh.nhs.uk/clinical_attachments.htm




74 comments:

  1. Oi Alessandra,
    Meu nome é Yasmine e eu me formo esse ano e tenho vontade de ir p Inglaterra ano que vem. Te achei no orkut, pela comunidade. O Pedro Oscar, lá do orkut, foi super legal trocando emails comigo e me ajudou demais! Poste sempre aqui, é uma maneira muito boa de ajudar que está desse lado!
    Bjos!

    ReplyDelete
  2. Alessandra, dessas provas que vc citou, quem tem passaporte europeu não precisa fazer nenhuma, ou seja, tem que ter a faculdade na lista do WHO e ter feito internato ou um ano de estágio.
    É isso?
    beijos

    ReplyDelete
  3. Ah outra coisa, eu fiz 1 mês de estágio na Alemanha mas na Inglaterra não fiz nada. Vc acha que se eu fizesse 1 mês de estágio na Inglaterra seria muito importante?
    (To dominando sua página de comentários, rsrs)
    Bjos

    ReplyDelete
  4. Yasmine, quem tem passaporte europeu nao precisa fazer as provas. Fazer algum tipo de estagio na Inglaterra e de fundamental importancia, se vc estiver planejando fazer sua residencia aqui. Isso vai te ajudar muito nas entrevistas...Nem que seja por um mes e conseguir uma carta de recomendacao.

    ReplyDelete
  5. Alessandra, vc foi no site dos hospitais, viu o email do consultant e pediu a vaga? Eu fiz isso na Alemanha. Que área você foi?

    ReplyDelete
  6. Bem eu fiz em Cirurgia cardiaca e no meu internato eu rodei na cardiologia principalmente no servico de eletrofisiologia. Depois que eu formei e me mudei para a Inglaterra e comecei um clinical attachment na terapia intensia e agora eu to rodando na cirurgia pediatrica!

    ReplyDelete
  7. Ai que legal! Não sei se vou conseguir ir esse ano ficar 1 mes fora pq to estudando p residencia. Quero muito ir prai mas isso tb depende de outros fatores... então tenho que estudar de qualquer jeito.
    Poste as novidade!
    Beijos

    ReplyDelete
  8. Oie Alessandra!

    Desculpe a invasão, vi seu perfil na comunidade medicos no exterior do orkut e tb vi o seu blog que é uma mais valia por isso continue! :)

    Sou brasileira mas fiz faculdade de medicina em Lisboa e gostaria de fazer a residencia no UK. Tenho dupla cidadania que ja sei ser um facilitador do processo no GMC mas tenho muitas duvidas com relação ao resto. Tou agr a fazer o internato geral cá em Portugal que ja me disseram que é equivalente ao FY2 e depois disseram me que eu deveria procurar trabalhar como senior house officer, só que vejo a descrição de algumas vagas e pedem experiencia, por isso nao sei se deveria começar como FY2!

    Vc no blog referiu sobre os Clinical attachment... será que seria melhor eu começar assim ? Depois de fazer o FY1 e 2 os ingleses vao logo tentar o medical training??Desculpa as perguntas por vezes mal fundamentadas é que é tantos termos e divisões que estou mesmo muito perdida!

    Muito obrigada pela atençao e desculpa o incomodo! ;)

    beijinhos e se precisares de algo daqui de Portugal é só dizeres! :D

    ReplyDelete
  9. Ola Elaine, minha experiencia pessoal e que caso voce nao inicie seu trainee aqui e muito dificil conseguir uma vaga no processo de residencia. O que acontece e que vc tera que trabalhar com SHO porem nao em um trainee post mais sim com clinical fellow...entao acho que seria fundamental caso vc queira trabalhar e fazer sua residencia aqui tentar aplicar para algum F1 ou F2 stand alone post e depois para vc conseguir uma posicao no trainee fica muito mais facil! Clinical attachment e fundamental pq vc vai precisar ter alguma experiencia no Reino unido plus referencias para poder aplicar para as vagas!
    Respondendo sua pergunta...os ingleses quando terminam o foundation programme entram direto para o trainee (CT1 and 2 ou ST1).

    ReplyDelete
  10. Oi Alessandra!
    Eu estive vendo ano passado os sites da universidades daí para fazer meu internato optativo, mas sabe o qque me "freiou"? O problema do aluguel de casa. Eu vi q para alugar um mes ta saindo tipo 1000 pounds! Agora to com esse problema de tempo para estudar, mas vc conhece algum tipo de lugar que seja mais em conta ou ate se eu pedir vaga para o chefe do serviço ele pode me indicar algum tipo de alojamento do hospital?
    Bjos

    ReplyDelete
  11. Oie Alessandra
    Brigada pela rápida resposta! Entao deixa eu ver se eu entendi direitinho a sua dica: na sua opiniao entao o que seria melhor? Conseguir um clinical attach e depois procurar um F2 stand alone? É isso? E assim com o F2 completo + clinical attachments já posso me candidatar a uma especialidade?? É que ja me disseram que antes de concorrer a especialidade o pessoal aí faz muitos estágios até ter muito experiencia e um bom curriculo. Qual é a diferença entre F2 e SHO? Já me explicaram que SHO é nomenclatura antiga certo? Desculpa mais uma vez a enxurrada de perguntas...

    Obrigada pela paciência

    Beijos

    ReplyDelete
  12. parabens pela iniciativa e ajuda que está dando a todos interessados....sou médico formado pela universidade federal do ceará e estou terminando 2 especializações em auditoria e perícias, mas pretendo ser dermatologista...é muiiiiito difícil entrar na residência em dermato poor aí?pq tipo, nos EUA é IMPOSSÍVEL!!!pq se tiver uma boa possibilidade, eu toparia investir nisso!agradeço se responder tb pro meu email: pontesosvaldo@yahoo.com.br (faz o ctrl c ctrl v pra poder tb colocar aqui no tgeu blog) Bjo

    ReplyDelete
  13. Oi, tudo bem?
    Meu nome é Leonardo, eu me formo em 2011. Gostaria de saber o que é mais facil, fazer Residência Médica aí ou ir para aí como Fellow, após ter feito 2 anos de Residência em Clínica Médica aqui no Brasil, em uma Instituição reconhecida? As exigências (provas) são as mesmas para os dois?


    Por favor, se puder me ajude.
    Meu e-mail é leo.campos@terra.com.br

    Obrigado!

    ReplyDelete
  14. Oi Elaine,
    Bem se vc ja completou seu F2 e melhor vc aplicar direto para ST1 ou CT1 jobs( trainee). Na minha experiencia caso vc nao tenha nenhuma experiencia aqui vai ser complicado conseguir uma vaga no Trainee programme daqui. Entao vale a pena fazer um clinical attachment ou conseguir um job not trainee (LOCUM) plus fazer cursos necessarios etc...
    Em relacao ao SHO, essa era antiga nomenclatura- basicamente vc e SHO a partir do F2 ate vc aplicar para ST3.

    ReplyDelete
  15. Osvaldo,
    Dermato aqui tb e concorrido mais nao como no US ou Brasil...aqui cirurgia e muito mais concorrido. Basicamente se vc nao tem residencia ai no brasil para conseguir o registro tem que fazer todas a provas (IELTS e PLAB) e depois aplicar para o trainee de dermato. Tirando que e fundamental agum tipo de experiencia aqui no reino unido. Da uma olhada nesse website e tenta entrar em contato com o royal college.
    http://www.rcplondon.ac.uk/specialties/dermatology/Pages/Dermatology.aspx

    ReplyDelete
  16. Leonardo,
    Com a residencia ai no Brasil vc nao precisa fazer o PLAB apenas a prova de ingles (IELTS) plus toda a papelada que o Royal College pedir, dai vc aplica para trabalhar como clinical fellow. Mais como clinical fellow vc nao ira conseguir progredir sua carreira aqui no Reino Unido. Porem caso vc decida comecar o seu trainee aqui e mais complicado e demorado mais depois do seu trainee vc se torna consultant ja como fellow isso e muito dificil de acontecer. Depende do que vc esta querendo caso seja apenas experiencia aqui na terra da rainha o fellow e mais facil , mais caso vc queira fazer carreira aqui vc precisa comecar do zero aqui!

    ReplyDelete
  17. Obrigada pelo apoio! :)

    Quando eu precisar tirar mais dúvidas irei incomodá la! Sua ajuda tem sido muito boa tanto para mim como para os outros interessados!

    Continue mandando noticias através do blog!! :D

    ReplyDelete
  18. alessandra,
    estou com uma duvida, irei me formar recentemente e gostaria de fazer a residencia ai no UK, e me abteu uma duvida, ve se eu entedi direito, terminando a faculdade aqui e ganhando meu diploma, posos ir prai e tentar fazer a residencia, triando akelas provas de passaporte etc, a prova pra entrar na residencia e qual, e qual o nome? e se eu entendi, se eu tiver 1 estagio ou experiencia ai antes eu tenhu mais facilidade de entrar na residencia? é isso? e outra, vejo ai que aluguel de apartamento essas coisas é meio caro, vc tem como em dizer mais o menos quanto um residente recebe por ano ou por mes? para eu ter uam noção e me preparar?
    grato, lucas

    ReplyDelete
  19. Ola! Em primeiro lugar gostaria de agradecer por ser tao atenciosa com todas as pessoas que postam em seu blog! Vc teria um e-mail particular que poderia entrar em contato? Eu ja morei ai na Inglaterra por anos, mas por um sonho que sempre tive sai dai para cursar medicina! Todavia, amo este lugar e pretendo voltar! Ha a possibilidade de conseguirmos transferencia para uma das universidades dai? Vc possui esta informacao? JA entrei em contato com algumas universidades, porem ate agora nao obtive sucesso! Muito obrigado novamente por sua atencao! God bless you!
    Rodrigo.

    ReplyDelete
  20. Alessandra, você é uma SANTA. A comunidade de estudantes de medicina do Brasil está eternamente agradecida.

    ReplyDelete
  21. Oi Alessandra, tudo bem?

    Você saberia me dar dicas de como fazer researching e quem sabe até conseguir publicação aí na Inglaterra? Existe algum meio de contato com pesquisadores aí ou é algo muito difícil?

    Obrigado!

    Parabéns pelo Blog! =)

    Alisson.

    ReplyDelete
  22. Olá Alessandra, meu nome é Giselle
    e estou pensando em fazer Medicina na Inglaterra; porém a minha única dúvida é se quando eu terminar medicina la eu ja terei o meu GMC (CRM aqui no Brasil), sem precisar fazer algum tipo de prova como no curso de direito que eles tem que fazer o exame da OAB se quiserem ser advogados?!
    Desde já muito obrigada!!

    ReplyDelete
  23. Oi Alessandra,
    Sou estudante de medicina da UFSC e estou no primeiro ano de internato (temos 2 anos de internato aqui) e gostaria de fazer parte dele na Inglaterra. Gostaria de saber se tens contatos com quem eu possa conversar a respeito...
    Obrigada, Paola.

    ReplyDelete
  24. Ei alessandra,
    achei muito interessante sua iniciativa acho que esta ajudando muitas pessoas.
    Sei q vc ta em Londres mas vc saberia me informar se os passos para realizar o internato optativo nos EUA é semelhante ao processo daí...?! basta enviar um email para o chef do departamento e pedir para passar 1 mes la?
    obrigada
    Pauline

    ReplyDelete
  25. Oi Pauline tudo bem?
    Eu tenho informações sobre o estágio nos EUA. Me mande um e-mail. lisson007@hotmail.com

    Abraço!

    ReplyDelete
  26. Oi Alessandra,
    Parabéns pela iniciativa!Achei muito interessantes essas informações. Eu estou no 5 ano da faculdade e também gostaria de praticar a medicina na Reino Unido. Eu gostaria de saber quanto tempo vc acha que todo o processo demora, por exemplo, se eu fizer em 1 ano o ielts e os PLABs, quanto tempo mais , mais ou menos, demoraria para tentar conseguir uma vaga em um programa de residência. E uma outra pergunta, a residência ai é paga para quem não é cidadão europeu?
    Muito obrigada,
    Nara

    ReplyDelete
  27. Alessandra,

    Será que você poderia me ajudar com uma dúvida. Estou me formando esse ano em Medicina na Unicamp e tenho cidadania Italiana também. Eu preciso prestar as provas do Plab ou nâo? Qual seria o melhor caminho para conseguir progredir na área de clínica médica ai na Inglaterra? Estarei indo acompanhar o meu marido que vai trabalhar na inglaterra entáo náo quero ficar ai para sempre, mas sim adiantar a minha vida na residência de clínica, ganhar experiência, e se possivel um salário mesmo que pequeno. O que você aconselharia? Muito obrigada e parabéns por ajudar tanta gente! Eu tenho um blog de beleza bazeada em envidência é www.bulledebeaute.wordpress.com, se vc se interessar pelo assunto passa lá que eu tiro as suas dúvidas tb! Beijos Renata!

    ReplyDelete
  28. Olá Alessandra, meu nome é Marco e estou esse ano no início da minha residência em urologia aqui no Brasil.Ao termino da minha residência tenho vontade de morar na Inglaterra e consequentemente trabalhar ai como médico. Você poderia me dizer algo sobre esse processo? Quais provas a serem realizadas? Seria necessário realizar uma nova residência por ai para poder atuar como urologista? Desde já agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa de exclarecer as dúvidas postadas.
    Atenciosamente,Marco.

    ReplyDelete
  29. Gente desculpa a demora para responder estava super busy!!!
    Lisson:

    Para fazer pesquisa aqui se vc ja tem residencia vc pode fazer Research Fellow...que e um tipo de trabalho para fazer pesquisa mais tb continua tendo contato com a clinica. Vc pode olhar nesse site de empregos aqui do NHS - http://www.jobs.nhs.uk

    caso vc nao tenha residencia vc pode fazer um estagio como Research attachment vc tem que entrar nos sites dos hospitais daqui e entrar em contato com eles dai eles te passam as informacoes.

    ReplyDelete
  30. Paola..
    Da uma olhada no post sobre Clinical Attachment. Tem todas os sites que vc precisa entrar em contato.

    ReplyDelete
  31. Nara,

    O processo demora mais ou menos uns 12 meses se vc conseguir passar nas provas direto. A residencia aqui e paga para todos porem que nao e residente europeu ta cada vez mais dificil de conseguir uma vaga na residencia:( Mais nada e impossivel!!! Depende tb de qual especialidade q vc quer...

    ReplyDelete
  32. Renata,

    Tendo cidadania vc nao precisa fazer nenhuma prova. Mais nem sempre o seu trainee e aceito. Porem vc pode entrar em contato com Royal college da sua area e eles vao te dar todas as informacaoes. Outra opcao vc podera trabalhar como Clinical fellow que um nao trainee job ou na parte de medicina privada. Vc pode dar uma olhada nesse site http://www.jobs.nhs.uk.

    ReplyDelete
  33. Obrigado Alessandra!
    Não, eu não tenho residência e sou estudante ainda de medicina. Tenho interesse em fazer pesquisa durante a graduação.
    Irei iniciar o processo de requerimento de minha nacionalidade portuguesa, espero que não demore e facilite minha vida por aí.

    ReplyDelete
  34. Oi, tudo bem?
    Alessandra, meu caso é o seguinte:
    Tenho nacionalidade Italiana e acabei de terminar o 1o ano de medicina na Bolivia. vc sabe se aceitam transferencia para a Inglaterra.
    Se não, como seria o processo de admissão? é possível eu reiniciar o curso e eliminar as materias que já fiz. Nesse caso, por onde eu começaria tal processo de admissão.Em qual facul?
    Desculpe pelo excesso de perguntas e muito obrigado pela atenção!
    Att, Carlos

    ReplyDelete
  35. Ei Alessandra, tudo bem? Já sou formada, mas não tenho residência, quero fazer pediatria. Vc acha mais fácil fazer a residência aqui no Brasil ou aí?? Pretendo morar na Inglaterra, não apenas estudar. Outra coisa: com a bolsa de residente dá pra viver? Quanto é??
    Obrigada!

    ReplyDelete
  36. Olá,
    tenho cidadania italiana já, e gostaria de saber quais são as etapas para alguém que acabou de se formar conseguir uma vaga aí.

    Começo aplicando para FY ou Clinical Assesment? E depois, como se entra em especialidade (Psiquiatria)?

    Muito obrigado,
    Nelson

    ReplyDelete
  37. Oi Alessandra!
    Sou estudante, iniciando o quarto ano da faculdade.
    Estou interessada em realizar um estágio eletivo durante as férias em londres, para que depois pensar em realizar um estágio durante o internato.
    Estive lendo o seu post sobre seus estágio no St mary's e St george's.Dei uma olhada tmb no site do st george´s na parte de medical electives e me pareceu praticamente impossível conseguir completar o processo, pois pedem até ficha criminal(?)!
    Vc disse que entrou em contato direto, como funcinou isso? Existe algum hospital em que seja mais fácil todo este processo?
    Obrigada pela atenção.
    Se puderes me enviar qualquer ajuda: daninhakonzen@gmail.com

    ReplyDelete
  38. Oi Alessandra,
    sou cidadadão europeu, no 4º ano de graduação na UFMG. Após fazer o registro no GMC, como eu concorreria para os programas de residencia?
    obrigado,
    alexander

    ReplyDelete
  39. Ola Alessandra,
    sou eu novamente.
    O FY2 é pago? Ele pode servir como experiencia para aplicaçao para o trainee (residencia)?
    mto obb!

    ReplyDelete
  40. Oi, Alessandra,
    Meu nome é Adriano. Me formo em medicina este ano. Tenho a dupla cidadania e planejo fazer a residência de radiologia na Inglaterra.
    Li o seu blog, mas tive algumas dúvidas com relação ao clinical attachment (preciso fazer um estágio antes de pleitear residência?) e documentação para conseguir o GMC aí (com dupla não precisaria de IELTS ou PLAB não é isso??).
    Gostaria de saber se poderia me enviar seu e-mail para buscar maiores informações; meu e-mail é adangrisani@hotmail.com
    Desde já agradeço à sua ajuda e à criação do blog, nos dando maior estímulo para conseguir realizar este sonho. Obrigado.

    ReplyDelete
  41. Ola alessandra. Sou R1 de Clinica Medica no estado do Rio, Penso em fazer R3 fora, Reino Unido ou EUa. Vc tem informaçao sobre isso tambem nos EUA? Quando que tenho que comecar a correr atras disso? com uns 12 meses de antecedencia ou antes? O equivalente a Residencia de Clinica medica nos EUA ou Inglaterra se chama COMO????
    beijos sara

    ReplyDelete
  42. Olá Alessandra...
    Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog, e por estar ajudando tanta gente a buscar seu sonho.
    Termino minha residencia de anestesiologia este ano e tbem tenho dupla nacionalidade italiana...gostaria de saber se existe então a chance de trabalhar como anestesiologista na inglaterra.
    Obrigada desde já.

    ReplyDelete
  43. Olá!!! Viajei umas férias para a Inglaterra e me apaixonei perdidamente!!! Fiquei mto feliz ao ler que quem tem passaporte europeu não precisa fazer provas (PLAB 1 e PLAB 2, ou entendi errado??)...Como aqui no Brasil a gente tem 2 anos de experiência como pré-formado que seria o internato, ñ precisa fazer FY1, só o FY2, é isso? Quem tem a cidadania tb tem q fazer?? Não entendi essa parte "Posteriormente vc aplica para core training que geralmente sao dois anos e entao o sonhado specialty training..essa e a unica forma de vc um dia se tornar consultant."
    -> o q seria o core training? e o specialty training? e consultant? O q seria PLAB? Qm tm cidadania tem q fazer?
    O q seria overseas?
    Qnt ao ingles, seria melhor eu providenciar um exame de proficiênica, né? ( o IELTS vc disse).
    Desculpa pelas milhares de perguntas!!!
    Vou ver de fazer um estágio na União Européia ano que vem!!
    Obrigada!!! Muito o0brigada desd já!!
    Livia Miskulin Prearo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Livia! Estou numa situaacao muito parecida com a sua! hehehe
      Me apaixonei por aquela cidade, fiquei louco de alegria quando descobri que nao preciso de fazer o PLAB (também tenho cidadania) e também tenho mil duvidas!!!
      Sera que podiamos conversar mais?
      abraços!
      Igor

      Delete
  44. Olá alessandra
    Uma dúvida, no processo geral apartir do início da residência ai na inglaterra, voce recebe bolsa (ou salario), né? quanto seria este valor? e, dependendo da carga horaria, vc pode trabalhar por fora?
    muito obrigado de antemão
    Saulo Diaz
    gostaria de pegar seu contato (mail) para tirar algumas dúvidas especificas, só se for possivel, claro.
    um abraço

    ReplyDelete
  45. Bom gostaria de entrar em contato para perguntar mais coisas...haveria possibilidade de vc postar um contato alessandra? podemandar par ameu mail tb ! obrigado

    ReplyDelete
  46. Oi Alessandra,
    Estou aplicando no GMC mas tive o pedido negado, vouu ter que comecar de novo. Aconteceu algum problema que eles nao aceitaram meu internato. Estudei na Souza e nao to entendendo qual o problema. Vc tem algum email pra que eu possa falar com vc mais especificamente pra saber com que datas vc aplicou pq estou meio que sem saber o que fazer.
    Bjs,
    Yasmine

    ReplyDelete
  47. Olá Alessandra,
    Sou Portuguesa e terminei o internato geral (1 ano) em Dezembro de 2010. Fiz o exame de acesso à especialidade, mas não consegui entrar na que gostava. Estou actualmente em Medicina Familiar, mas como não é o que eu mais gosto, estou a pensar ir para fora de Portugal fazer a residência. O que é necessário? Achas que é possível, mesmo tendo iniciado já a residência de Medicina Familiar em Portugal? O exame de inglês é muito complicado? Eu tenho alguma dificuldade na conversação.
    Bjs,
    Filipa

    ReplyDelete
  48. ola yasmine e alessandra, vi seu problema na validacao, vou comecar meu processo brevemente. Meu internato foi de 1 ano. Eles nao aceitam isso? Ou tem q fazeer provas?

    walterdermato@yahoo.com.br

    valeu

    ReplyDelete
  49. oi alessandra. O meu nome é rafael boemo. Fiz residència médica na Espanha e queria saber se posso trabalhar no UK... que provas ou processos teriam que ser feitos. por certo, legal a sua iniciativa...abraco

    ReplyDelete
  50. Oi ALessandra!
    Neste ano termino minha residencia em pedaitria e gostaria de fazer infectologia pediátrica. Pensie em pedir um estágio opcional em um serviço de Londres, sabe como funcionar? EU teria que começar tudo do zero? Residência aqui tem o mesmo valor que aí?
    Obrigada! Abc!
    Ana

    ReplyDelete
  51. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  52. Alessandra,
    Estou com uma duvida, eu tenho a cidadania européia, porém é italiana, então eu preciso fazer o IELTS ? E quais são os documentos necessários para emitir o GMC nessas duas semanas que você comentou ? Depois disso é só fazer o estagio em UK e o Foundation para a residência né ?
    beijos, Valentina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Valentina! Também estou com muita vontade de tentar exercer a profissão no reino unido! Também tenho a cidadania europeia! Seria muito legal se pudessemos conversar mais e trocar algumas ideias! O que acha?
      abraços!
      Igor

      Delete
  53. Pessoal, estou no meu 4o ano de medicina e estou super animado para tentar exercer a profissão no Reino Unido! Mas ainda tenho muitas dúvidas... Seria muito legal se pudessemos trocar experiencias e conversar sobre tudo isso! Se quiserem, podemos conversar por email!
    Meu endereço é igor.torturella@gmail.com
    Valeu! E boa sorte a todos ;)
    abracos

    ReplyDelete
  54. Alessandra,
    vc poderia passar o seu email para conversarmos? queria saber como tem sido pra vc.

    Abs

    ReplyDelete
  55. Oi Alessandra, tudo bem?
    Muuuito obrigada pelas informaçoes!
    Tenho uma duvida: A residencia feita no Brasil ou EUA e reconhecida ai?
    Abs

    ReplyDelete
  56. Oi Alessandra!
    Eu tenho cidadania italiana e estou fazendo especialização em Psiquiatria. Você sabe me dizer se eu terminar a especialização aqui no Brasil, eu consigo trabalhar e morar aí com o título de especialista daqui ou tenho que fazer a Residência Médica aí de qualquer forma?
    Obrigada!

    ReplyDelete
  57. Pessoal, pra quem for cidadão europeu e fez medicina no Brasil, fiz a mesma pergunta para o GMC e obtive a seguinte resposta:

    Nationals of EEA member states are eligible to apply. Please read our guidance on applying to join the Register, as it contains information about the application process and information about the documents required. You can find this guidance on our website by following the link below:

    http://www.gmc-uk.org/doctors/registration_applications/join_the_register.asp

    ReplyDelete
  58. Alessandra, vc poderia me mandar teu emaail, porfas? Tenho interesse em fellow no Reino Unido. Obrigada Paula

    ReplyDelete
  59. Oi, primeiro, meus parabéns plu blog, fantastico.
    Eu sou portuguesa e fiz o curso de Medicina em Portugal. Depois fiz os 4 anos de especialidade de MGF com aproveitamento, mas sem o tal exame de saída da especialidade.Mas agora estava a pensar morar e trabalhar em Inglaterra. Podem me dizer se posso fazer o meu exame de saida da especialidade lá? O que é preciso?Posso começar a trabalhar no particular? Terei de fazer o tal exame IAELS obrigatoriamente, mesmo sabendo ingles?Como faço caso queira fazer outra especialidade? tenho experiência de trabalho ca em Portugal.Posso tambem dividir apartamento com alguem da area da saude ou outra area, que precise. Obrigada
    Obrigada

    ReplyDelete
  60. Oi, primeiro, meus parabéns plu blog, fantastico.
    Eu sou portuguesa e fiz o curso de Medicina em Portugal. Depois fiz os 4 anos de especialidade de Medicina Geral e Familiar com aproveitamento, mas sem o tal exame de saída da especialidade.Mas agora estava a pensar morar e trabalhar em Inglaterra. Podem me dizer se posso fazer o meu exame de saida da especialidade lá? O que é preciso?Posso começar a trabalhar no particular? Terei de fazer o tal exame IAELS obrigatoriamente, mesmo sabendo ingles?Como faço caso queira fazer outra especialidade? tenho experiência de trabalho ca em Portugal.Posso tambem dividir apartamento com alguem da area da saude ou outra area, que precise. Obrigada

    ReplyDelete
  61. Tenho uma duvida. Tenho passaporte italiano.ma sou cardiologista no Brasil e trabalho com RM e CT cardíaca ja ha 13 anos. Posso atuar nessa mesma área ai na Inglaterra ou preciso fazer residência de novo?

    ReplyDelete
  62. Bom dia! Será q vc me ajuda com algumas dúvidas? Bem...no caso dos anestesiologistas interessados em fazer fellow em anestesio ped, existe alguma exigência? Durante o período de fellow temos alguma fonte de renda? Podemos trabalhar na própria instituição onde fazemos o fellow ?
    Obrigada

    ReplyDelete
  63. Oi Alessandra. Você teria algum contato, email ou facebook? Se puder, me mande por email (amanda_drosa@hotmail.com)
    Seu blog ajuda muito!

    ReplyDelete
  64. Oi Alessandra, quem faz a faculdade em uma instituição brasileira é autorizado pelo GMC para entrar no Foundation Year 2. Isso? Ou o internato já equivale aos Foundation Years 1-2? O médico recebe bolsa/salário durante o(s) foundation year(s)? Qual a diferença entre o specialty trainning (ST) e o core trainning (CT)? O que é o consultant? Sei que vc já fez vários comentários anteriormente, mas continuo meio confusa... Obrigada pela atenção, Paola (hessepoletto@yahoo.com.br)

    ReplyDelete
  65. Olá, Alessandra

    Seu blog é uma bênção. Obrigado pels valiosas informações. Eu me formei há 4 anos no Brasil e tenho cidadania européia. Não fiz residência, mas fiz 2 pós graduações. Trabalho no sistema público de Saúde desde que me formei. Minha família está se mudando para a Inglaterra e eu não ficar pra trás. Já validei meu diploma no GMC e tenho Full Registration. Neste caso, qual será o próximo passo? Devo me candidatar para FY2? A minha pós graduação em dermatologia modifica alguma coisa no processo? Tenho interesse na residência de GP. Mas se conseguir em dermato, ficaria mais feliz...
    Mais uma vez, muito obrigado

    ReplyDelete
  66. Ola!!! Eu estou na mesma situacao que vc, pós graduacao no Brasil e em breve estou querendo me mudar pra la... Se puder me ajudar com informacoes de como vc fez eu agradeço muito!!!! É difícil conseguir essas informações.... Meu email é mari.carballeda@hotmail.com
    Obrigada!!!!
    Mariana

    ReplyDelete
  67. Dra Alessandra boa noite.
    Gostaria, se possivel, de algumas informações sobre fellow em Cardiologia em Londres. Poderia me passar seu email para algumas informações? O meu email é: bmarques77@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ReplyDelete
  68. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  69. Oi, Alessandra! Não sei se você ainda responde neste blog, mas ,se sim, gostaria de te perguntar algumas coisas...sou médica formada há 19 anos, especializada em medicina de família e comunidade e tenho trabalhado na área desde sempre. Estou de mudança para a Inglaterra e gostaria de continuar como médica aí. Por onde começar? O que precisarei fazer? Terei que fazer residência? Obrigada...se você puder responder, meu email é patriceas@hotmail.com

    ReplyDelete
  70. Olá alessandra, não sei se você ainda está por aqui, mas seria de grande ajuda se você conseguisse me responder, faço medicina no brasil, mas tenho muita vontade de fazer residencia na inglaterra, se você puder entrar em contato comigo, meu email é: raiza_spazzafumo@hotmail.com! Muito obrigada desde já

    ReplyDelete
  71. Boa noite, Alessandra. Eu curso medicina no Brasil e gostaria muito de fazer residência na Inglaterra. Seria muito bom se pudéssemos conversar sobre esse processo. Se você ainda vir esses comentários, por favor, entre em contato comigo: anavitoriagripp@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ReplyDelete
  72. Citizen Eco Drive Titanium Watch - India - TiNaniumArts
    The watch winnerwell titanium stove has an adjustable angle. These titanium nipple jewelry watch microtouch titanium models have the highest titanium sheet quality of quality that the manufacturer can titanium trim walmart provide. The display is made in indiagam-built

    ReplyDelete